Ter Bitcoin e não ter dinheiro para gastar ficou no passado

Largamente utilizado no universo dos jogos online, em negociações nas exchanges e na deep web, o Bitcoin, assim como qualquer outra criptomoeda, ainda enfrenta alguma escassez de possibilidades de compra fora desses universos. Alguns estabelecimentos comerciais físicos e lojas online já oferecem a forma de pagamento, mas ainda não representam um número expressivo. Além disso, compras com Bitcoin levam alguns minutos para serem processadas. A G44 explica.

Sabemos que o Bitcoin é responsável pela maior revolução nas relações de troca e rentismo da Economia mundial. E como também se multiplicou em um número incontável de outras criptomoedas, que surgiram a partir de sua tecnologia. No entanto, é bastante comum o desejo de que houvesse maior liquidez, a fim de viabilizar efetivamente o poder de compra. Continue lendo a G44.

Em novembro de 2017, a empresa britânica London Block Exchange (LBX) anunciou que o cartão Dragoncard, com bandeira VISA, passaria a ser aceito em lojas com máquinas de cartão compatíveis. O cartão funcionava sincronizado com um aplicativo de celular que convertia as moedas digitais (Bitcoin, Ripple, Monero, Ethereum e Litecoin) em moeda fiat (dinheiro), a uma taxa de conversão de 0,5%. Na prática, o cliente usava os Bitcoins que saíam direto de sua carteira, mas o lojista recebia em dinheiro.

Entretanto, a partir de 05 de janeiro de 2018, a VISA suspendeu os cartões Bitcoins com tecnologia igual ou similar ao Dragoncard. Os bancos costumam declarar que as criptomoedas são um risco e que sua valorização não passa de especulação. Dessa forma, a real causa passa longe de análises de risco e tem tudo a ver com a principal característica das moedas virtuais: a independência dos bancos. Por isso, atribuir como explicação à suspensão da VISA a ameaça que as criptomoedas representam para os bancos, não pode ser considerado leviandade.

Gostou deste post da G44 Brasil? Comente e compartilhe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here