Quem nunca sonhou em ser financeiramente independente? Se você também é uma dessas pessoas saiba que não é impossível. Basta um bom planejamento a curto, médio e longo prazo. Mas o que é independência financeira? No início do mês publicamos um textos no nosso blog sobre o assunto, você poderá ler clicando aqui.

O presidente do Conselho Regional de Economia no Ceará (Corecon), Lauro Chaves, por exemplo, cita como dicas simples e importantes gastar menos do que ganha, estabelecer metas de curto e longo prazo, iniciar o planejamento de vida na adolescência, além de fazer e manter uma reserva financeira.

Portanto, como alcançar esta meta? Não existe receita pronta. Reunimos alguns passos importantes para conquistar a sua sonhada e merecida independência financeira, confira:

1 – Se possível, inicie um planejamento de vida ainda na adolescência.

2 – Antes de elaborar qualquer planejamento financeiro, reúna-se com sua família.

3 – Estabeleça metas realistas de curto, médio e longo prazo.

4 – A partir da definição de metas é possível ainda avaliar as melhores opções de investimento para cada objetivo.

5 – Coloque os gastos na ponta do lápis. o recomendável é fazer uma planilha com os valores que recebe e os gastos mensais.

6 – A partir da planilha, se organize para gastar menos do que ganha.

7 – Antes de começar a poupar, livre-se das dívidas.

8 – Não corra riscos elevados com a maior parte das suas reservas.

9 – Não esqueça de contabilizar imprevistos. Eles sempre acontecem.

10 – Mantenha os pés no chão e não deposite muita na esperança na sorte e sim no binômio estudo/trabalho.

O economista e professor, Allisson Martins, destaca que a educação financeira possibilita ganhos relevantes para a sociedade. “Além da relação saudável com o dinheiro, o conhecimento das finanças pessoais abre possibilidades, até então muito distantes, de comprar uma casa, viajar, e, principalmente, de ter a independência financeira”, completa.

Aqui na G44 Brasil estamos sempre prontos para oferecer a você consultoria e treinamento em educação financeira, entre em contato conosco através de algum dos nossos canais de atendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here