Os juros são as remunerações pagas por um investimento em dinheiro. De maneira simples, ele é a retribuição pela disponibilização do capital.

Por exemplo: quando um banco empresta dinheiro para um cliente, ele cobra um custo pela transação. Esse valor são os juros que a instituição recebe por investir o dinheiro em você.

No caso dos Juros Compostos, o rendimento é da aplicação de juros sobre juros, ou seja, ele calcula os juros sobre o seu capital inicial junto aos valores já recebidos.

Normalmente, o termo está ligado ao conceito de empréstimos, pois ele é muito utilizado pelo sistema financeiro, uma vez que ele possui uma boa rentabilidade.

O Brasil tem uma alta taxa de juros. De acordo com o site Trading Economics, que avalia as taxas aplicadas atualmente por 150 países, estamos na 53ª posição entre as taxas de juros mais alta do mundo.

O valor alto não é favorável para quem precisa pegar emprestado, mas pode ser muito rentável para quem empresta e, por isso, essa variável se tornou a queridinha de quem investe no mercado financeiro.

Por que que isso acontece? Pela mesma razão que se aplica ao empréstimo. A diferença é que ao invés de você pagar juros sobre um valor que já tem juros, quando você faz um investimento, você ganha juros em cima do valor que já rendeu no mês passado.

Aí a questão é de paciência, primeiro para achar investimentos com bom rendimento e depois para deixar o valor capitalizar o máximo que for possível. E, neste caso, quanto mais melhor.

Ao longo do tempo, os juros vão fazendo com que o montante aplicado cresça ao ponto de superar o valor aportado. Assim, o patrimônio total acumulado ao longo de um longo período de tempo é composto, em sua maior parte, pelos rendimentos frutos dos rendimentos que correspondem aos juros compostos acumulados no período.

Qualquer pessoa pode criar fortuna. O segredo é simples: basta ter disciplina para poupar frequentemente, escolher bons investimentos e deixar que os rendimentos façam o resto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here