Início Finanças Mercado financeiro – o que é? Como funciona?

Mercado financeiro – o que é? Como funciona?

1000
0

Basicamente, o mercado financeiro é onde se negociam valores. Esses negócios podem ser feitos por pessoas e/ou empresas e devem ser intermediados por uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central, por meio de taxa cobrada sobre as operações. Esses intermediadores são bancos, corretoras ou financeiras. O mercado se divide em quatro categorias:

Capitais (Compra e Venda de ações);
Crédito (Operações de empréstimo);
Câmbio (Troca de Divisas – Moedas);
Monetário (Operações de controle da oferta de moedas).

Mercado de Capitais é aquele em que atuam as empresas de “capital aberto” — em que ações e títulos são comprados e vendidos. Ele existe para gerar liquidez aos títulos emitidos pelas empresas e viabilizar o seu processo de capitalização.

Mercado de Crédito também pode ser conhecido como mercado bancário e é onde ocorrem as transações de empréstimos e financiamentos. Por essa razão, embora a maioria das pessoas talvez ainda não se dê conta, é o mercado em que quase todos nós, pelo menos uma vez na vida, utilizamos.

Mercado de Câmbio é onde se negociam as moedas, tais como, dólar, euro, libras, francos e etc.

Mercado Monetário é onde acontecem as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros com o objetivo de garantir a liquidez da economia.

Exceto pelas Bolsas de Valores, instituições que pertencem à categoria do mercado de capitais, os demais mercados não possuem uma estrutura física e você deve conhecê-los mais através dos seguintes tipos de investimentos:

Caderneta de Poupança
CDB (Certificado de Depósito Bancário);
RDB (Recibo de Depósito Bancário);
Câmbio;
Ouro;
Títulos Públicos (Investidor se torna credor do governo);
Mercado de Ações (Wall Street);
Compra e Venda de Imóveis;
Debêntures (Investidor se torna credor de uma empresa e receberá juros pelo empréstimo).

G44 Brasil é uma holding empresarial com um pouco mais de um ano no mercado financeiro e você pode começar a ter acesso a muito mais informação sobre finanças fazendo parte desta empresa. Clique aqui e saiba mais!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here