Início Criptomoedas Será mesmo que Satoshi Nakamoto existe?

Será mesmo que Satoshi Nakamoto existe?

380
0

Muitos conhecem a história de Satoshi Nakamoto. Uns dizem que são um grupo de engenheiros, outros que é um velho japonês, mas o que realmente é? Um indivíduo ou uma entidade? 

 

Desde 2008, o Bitcoin surgiu como um projeto inovador e ousado, e logo foi bem recebido por grupos como libertários e geeks da época. Porém, o que realmente intrigou a população sempre foi o mistério em volta da identidade do criador desta moeda. O autor deste projeto participava de fóruns de desenvolvimento colaborativo se comunicando e atendendo por Satoshi Nakamoto. Porém ele nunca se revelou pessoalmente ao público, então tudo que se tem sobre ele atualmente são especulações.

Alguns especialistas em desenvolvimento de software afirmam que o sistema que gerencia o funcionamento do Bitcoin, a Blockchain, é muito complexa para ter sido desenvolvido por uma única pessoa, portanto Satoshi Nakamoto não seria um indivíduo, mas sim uma entidade. Outros profissionais tentaram fazer uma análise de dados, como cruzar dados referentes aos horários de postagens de Nakamoto em fóruns de desenvolvimento. Através disso, concluíram que Nakamoto provavelmente é habitante de uma das Américas.

Muitos jornalistas investigativos também tentaram encontrar Nakamoto e chegaram a alguns nomes. Porém todas as pessoas que possivelmente seriam o criador do Bitcoin negaram ter envolvimento com este projeto.

Estima-se que Satoshi Nakamoto tem uma fortuna avaliada em cerca de 400 milhões de dólares, porém não realiza o saque para não fornecer maiores pistas sobre sua identidade ou de sua localização, pois apesar de não sabermos quem é quem dentro da blockchain, os valores transacionados são públicos.

No documentário exibido pela Netflix, “Banco ou Bitcoin” são feitas algumas especulações sobre a verdadeira identidade de Nakamoto. Surgem nomes que anteriormente eram envolvidos com o movimento cyberpunk, mas não se chega a uma conclusão concreta sobre sua verdadeira identidade.

Deste modo, até os dias de hoje, permanece o mistério: Será que Nakamoto é um indivíduo ou uma entidade? Se é um indivíduo, qual a sua verdadeira identidade? E quais motivos o levaram a permanecer oculto durante tanto tempo?

Podemos especular que Nakamoto optou pelo anonimato para que sua privacidade não seja perturbada, pois nos últimos meses o valor do Bitcoin quebrou recordes em taxas de variação. Ou talvez ele apenas seja uma pessoa que segue a ética hacker rigorosamente, focando em colaborar com o desenvolvimento de soluções, mas sem se expor ou se tornar vaidoso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here