Guardar dinheiro é um ótimo hábito para preservar suas economias. Seja para fazer uma reserva de emergência, realizar seus sonhos e alcançar a estabilidade financeira, poupar traz segurança financeira. Entretanto, o local que irá depositar o seu dinheiro é importantíssimo para garantir a segurança das suas economias.

O hábito de guardar dinheiro em casa, muito comum em décadas passadas, não é uma opção das mais recomendáveis. Além do risco de roubos, o dinheiro parado em casa deixa de render juros e o seu poder de compra é corroído pela inflação.

Mas, então, onde guardar dinheiro com segurança e garantir uma boa rentabilidade?

Poupança

A Poupança foi criada para quem deseja guardar dinheiro e realizar poucas movimentações na conta. Embora ganhe pontos no quesito segurança e seja isenta de Imposto de Renda, a caderneta há muito tempo deixou de ser vantajosa.

Embora ganhe pontos no quesito segurança e seja isenta de Imposto de Renda, a caderneta de poupança tem um rendimento baixo, incapaz de repor as perdas inflacionárias.

CDB

O CDB é uma opção se você que prioriza segurança similar ao da caderneta de poupança
Para quem prioriza a segurança ao guardar dinheiro, o CDB pode ser uma ótima opção. Os Certificados de Depósito Bancário são considerados investimentos de baixo risco.

Em poucas palavras, você empresta dinheiro para o banco, que emite o documento. Dessa forma, o banco remunera com juros, que varia de acordo com o valor emprestado, a quem emprestou.

Tesouro Direto

É um título público de renda fixa e bastante acessível de abrir uma conta. Ademais, o tesouro direto possui uma rentabilidade maior do que a caderneta de poupança e esse tipo de fundo de investimento possui baixíssimo risco.

Entretanto, esses títulos podem apresentar variações de preço no curto prazo, incluindo aí rentabilidades negativas. Por isso, são indicados apenas para quem pretende guardar dinheiro em médio e longo prazo.

LCI e LCA

Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são dois tipos de investimento de renda fixa, tão seguros quanto à poupança e isentos de Imposto de Renda. Para esse tipo de investimento, há garantia rendimentos líquidos maiores.

Ainda, são garantidas pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que é uma entidade privada criada para proteger os investidores e garantir maior segurança aos investimentos, funcionando como uma espécie de seguros.

Depois de conhecer formas de você guardar dinheiro com segurança e ainda render juros sobre o seu aporte, escolha um ou mais ativos para possibilitar a variação da sua carteira de investimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here